sábado, 9 de abril de 2011


O indricotherium, cujo nome significa besta de indrik (indrik é um animal da mitologia russa), também conhecido como baluchitherium, foi um herbívoro pertencente à ordem dos perissodáctilos que viveu durante o Oligoceno na Ásia, há aproximadamente 30 milhões de anos. É um ancestral dos atuais rinocerontes. Ele chegava a pesar mais de 17 toneladas e medir pouco mais de 5,5 metros de altura e 9 de comprimento, sendo que normalmente alcançava 4,5 metros de altura e pesava 15 toneladas os machos e 12 as fêmeas.

É considerado o mais pesado dos mamíferos terrestres. Os hábitos do indricotherium lembrariam os da girafa, comendo folhagens a 7 metros de altura onde outros animais menores não alcançariam. Esses animais definitivamente preencheram o nicho ecológico deixado pelos dinossauros, que posteriormente seria ocupado até o presente momento pelos elefantes.

Sua área de ocorrência devia ser limitada apenas a Ásia Central e ao extremo sul do Paquistão. Seus fósseis nunca foram encontrados em qualquer outra região.

Os indricotheriuns foram os maiores mamíferos que já andaram sobre a face da terra. Eram tão grandes que, segundo sugerido pelo documentário Walking with Beasts, produzido pela BBC de Londres, um espécime de três anos apenas, longe de alcançar o tamanho do macho adulto, já não tinha qualquer inimigo natural, podendo tomar conta de si mesmo. O único mamífero terrestre que pode um dia rivalizar em tamanho com o indricotherium foi o gigantesco Mammuthus sungari, uma espécie de mamute que habitou o deserto de Gobi até 10 000 anos atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário