sábado, 9 de abril de 2011
O sismossauro (Seismosaurus hallorum, do latim saurus "lagarto" e do grego seismo "que faz a terra tremer") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico. Media entre 45 e 54 metros de comprimento e pesava entre 60 e 100 toneladas.
O sismossauro viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados no Novo México, Estados Unidos. O sismossauro foi um dos maiores dinossauros que já existiram, se não o maior, seus fósseis, entretanto, são insuficientes para definir o tamanho exato do animal. Se o sismossauro tivesse mais de 54 metros de comprimento ,ele poderia ser classificado como o maior animal terrestre que já existiu.
Em 1985 foram encontrados ossos desse dinossauro no Novo México, Estados Unidos, e próximo ao achado havia mais de duzentas pedras redondas e polidas chamadas gastrólitos, que ajudavam os sismossauros, e muitos outros saurópodos, a digerir a enorme quantidade de plantas que comiam.
O sismossauro tinha corpo em forma de barril, cabeça pequena, cauda comprida e espinha dorsal forte e flexível. Agitando a cauda como um chicote o sismossauro conseguia abater um predador com muita facilidade.
O argentinossauro, sauroposeidon, e o sismossauro são considerados os extremos de altura, peso e comprimento no mundo animal terrestre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário